Biomassa de banana verde – Adota ela, vai!

A biomassa de banana verde é um super alimento. 
Um ingrediente muito rico na culinária por ter a vantagem de não ter gosto e não alterar a consistência das preparações, ela pode ser agregada em diversas receitas, como bolos, sucos, shakes, feijão, doces, sopas, pães, etc. Aí é só deixar a criatividade solta.
Sendo assim, com tamanha versatilidade e ótimos poderes nutricionais, esse ingrediente pode fazer parte tranquilamente do seu dia a dia.
Além disso, ela não contém glúten, é uma boa opção para quem tem doença celíaca e precisa de substituições.

A biomassa é muito fácil de ser preparada a partir da polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples receita é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da flora intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal (gordura visceral).

E mais ainda:

Favorece o emagrecimento: Ela gera uma maior sensação de saciedade ao organismo devido à grande quantidade de fibras em sua composição.

Melhora gases e a prisão de ventre: As fibras alimentares presentes na banana verde favorecem o trânsito intestinal, diminuindo assim a constipação e reduzindo o acúmulo de gases.

Auxilia na produção de serotonina: A biomassa é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido responsável para a produção do hormônio que garante a sensação de bem-estar. Com isso, ela ajuda a prevenir a depressão e controla a ansiedade.

 

Como se prepara a biomassa de banana verde? Muito fácil! Anota aí:

O que vai?
5 bananas verdes

Preparo:
Lave as bananas com casca e coloque na panela de pressão com água suficiente para cobrí-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos.
Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e tire as cascas com a ajuda de uma faca.
Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa. Guarde na geladeira até utilizar.

 

Muffin de cacau com banana verde

O que vai:

5 ovos
250 g de biomassa de polpa de banana verde
1/2 xícara de chá de mel
4 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 xícara de chá de castanhas do Pará picadas
1/2 xícara de chá de óleo de coco
1 pitada de canela em pó

Preparo:

Bata em liquidificador os ovos inteiros com o óleo de coco por 3 a 5 minutos. Em seguida bata novamente a mistura de ovos com a biomassa, o mel, cacau e a canela. Agregue as castanhas e misture com uma espátula. Despeje a massa em forminhas de muffin e asse em forno pré aquecido a 160oC por 30 minutos.

Espero que gostem.
Um super beijo 😘

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

2 Comentários

  1. Name simone disse:

    Muito bom gostei muito. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *