Biomassa de Banana Verde: Queridinha da Família ;-)

Fiz um post no instagram com essa foto aí dizendo que falaria aqui no blog sobre a biomassa de banana verde, seus benefícios e o modo de preparo. Nesse almoço, a biomassa fez parte de duas preparações, no ensopado de sobrecoxa de frango e no feijão, simmm, no feijão também…rsrs

Pessoal, a biomassa é um alimento TÃO funcional que se eu fosse descrever todos os seus benefícios para o nosso organismo, o post ficaria muito grande, e como gosto de dar o recado de forma bem objetiva, vou falar alguns benefícios da queridinha que passou a fazer parte das refeições da Família Funcional de um ano para cá.

É um alimento de baixo teor calórico e quando pronto não tem cheiro e nem gosto, fazendo dele um alimento de fácil aceitação por crianças e adultos mais resistentes para adaptações.

Ela é rica em carboidratos, porém como sua preparação é feita com a banana ainda verde, sua concentração de amido resistente é muito alta. A ação desse amido, que não é digerido nem absorvido pelo organismo, é semelhante às fibras, que também estão presentes na biomassa, juntos eles conferem benefícios para a saúde do intestino, saúde do coração e de quebra irão auxiliar no processo de emagrecimento, graças ao poder de saciedade que ambos provocam, uma vez que na presença deles a digestão se torna mais lenta levando a um esvaziamento gástrico mais lento e consequentemente um poder de saciedade maior. A ação de ambos também evita picos de glicose no sangue; consequentemente não ocorre o acúmulo de açúcar, que em excesso se transformaria em gordura.

A biomassa possui vitaminas e antioxidantes em sua composição, que ajudam, por exemplo, a fortalecer o sistema imunológico.

Para completar é uma ótima opção para pessoas que têm restrição alimentar ao glúten e à lactose.

Olha só, a biomassa pode ser utilizada no preparo de pães, bolos, cookies, ensopados, estrogonofes, entre outros, substituindo ingredientes ricos em calorias e sem benefícios nutricionais como creme de leite, leite condensado, requeijão, maionese, farinha de trigo, etc.

E aí, convencidos do poder desse super alimento? Então, veja abaixo como é bem fácil de preparar:

MODO DE PREPARO

Lave bem as bananas verdes (quantidade que desejar) sem descascá-las e corte as duas extremidades. Coloque uma quantidade de água que cubra as bananas, mas espere a água ferver para colocá-las dentro da panela de pressão, pois o amido resistente só é ativado no calor.

Em seguida, tampe a panela e deixe pegar pressão, daí deixe mais 10 minutos e desligue. Espere sair toda a pressão e retire. Descasque, corte e coloque (aos poucos) imediatamente no liquidificador acrescentando um pouco de água quente (não a do cozimento). Vai formar uma pasta cremosa. Está pronta a biomassa!

Ela pode durar até 10 dias, se armazenada na geladeira ou até três meses, no congelador. Congele em pequenas porções em recipiente de vidro. Quando for utilizar, não use o microondas, descongele em temperatura ambiente e leve ao fogo com um pouco de água, mexendo até formar uma pasta novamente.

Dica da Família Funcional

Experimente fazer um estrogonofe de frango ou carne substituindo o creme de leite pela biomassa, fica tão delicioso e não dá para notar diferença alguma, se tiver criança em casa, não precisa dizer que fez a troca, tenho certeza que ela vai amar e de quebra, seu organismo também 😉 #dicadogabi

​Congele a biomassa em uma forma de gelo e acrescente um cubo no seu suco de preferência.

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

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