COMO ESCOLHER O MELHOR PÃO INTEGRAL

Você se questiona sobre o pão que compra no supermercado e leva pra casa?

Será que ele é realmente saudável quanto “parece”?

De acordo com a ANVISA, para que um pão (ou qualquer outro alimento) seja considerado integral, basta ter qualquer quantidade de farinha integral na sua composição. Então, muitas vezes você compra um pãozinho “branco” fazendo de conta que é integral.
Na hora de conferir a lista de ingredientes, leve em consideração que ela está sempre em ordem decrescente na quantidade, ou seja, o ingrediente que está em maior quantidade está em primeiro lugar na lista e assim por diante.

Então, para fazer a melhor escolha diante das opções, as dicas são:

  • Leia sempre o rótulo e escolha o pão que tenha farinha de trigo integral como primeiro ingrediente.
  • O segundo ingrediente nunca deve ser um ingrediente ruim como açúcar ou gordura vegetal. Se estiverem presentes devem estar como último ingrediente.
  • Dê preferência ao pão que contém apenas farinha de trigo integral, ou que o segundo ingrediente seja outro grãos/semente como lentilha, chia, quinoa, soja, aveia, gergelim, etc.
  • Dica prática: Vá direto nos pães descritos como “100% integral” . Maaaas, mesmo assim cheque o rótulo!
  • Um ingrediente muito comum encontrado nos pães, é a adição do glúten! Fuja deles!
  • Fuja também dos pães que contém gordura vegetal, ou gordura vegetal hidrogenada, são nomes disfarçados da gordura trans!
  • Escolha pães com teor de fibra acima de 2,5 gramas por porção.
  • Fiquem de olho na quantidade de aditivos químicos – apesar de conservar o produto, em excesso fazem mal à nossa saúde!

    Querem saber a minha opinião sobre qual o melhor pão?
    O pão feito em casa! Rs
    Sem farinha branca e sem aditivos.
    Você  não tem tempo de preparar? Procure em casa de produtos naturais, geralmente tem um pão lá de alguém que preparou em casa.
    Tem tempo, mas não sabe como preparar? Baixe meus e-books de receitas (é grátis) e anote algumas receitinhas de pães deliciosooos!

Um beijo,

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *