Dicas Funcionais para Crianças

– Opte por ALIMENTOS INTEGRAIS, pois são ricos em fibras que estimulam o trânsito intestinal saudável da criança e ajudam a mantê-la saciada por mais tempo.

– Na hora da escolha dos pães, fuja dos pães brancos e opte pelos integrais, pois além de fibras contém vitaminas que ajudam a fortalecer o sistema imune da criança. Atenção! Fuja dos pães integrais com conservantes. Mães, leiam o rótulo!

– Troque o requeijão, um produto processado, rico em sódio, conservantes e de baixo teor nutricional por pastas naturais de grão de bico e pasta de amendoim, por exemplo, que contêm boas quantidades de proteína, auxiliando no crescimento, melhorando a imunidade da criança, entre outros benefícios. Esta substituição contribui também para diminuir sensibilidades alimentares e problemas intestinais como gases, diarreia ou prisão de ventre em crianças com intolerância à lactose, que apesar de ser mais comum em adultos e idosos, pode ocorrer em crianças a partir de uma determinada idade (em breve post sobre isto) . No caso do Gabriel, foi feita a substituição mais pelo primeiro motivo, ainda não vi a necessidade de excluir o leite e seus derivados de sua alimentação. No caso das pastas, ele é fã de atum 😉

– Na hora de fazer a lancheira da escola, se não puder mandar o suco natural, fuja das versões industrializadas que fazem muito mal à saúde. Compre apenas sucos com o rótulo “suco integral da fruta”, sem aditivos, sem açúcar e sem conservantes. Mães, leiam o rótulo!

– Esqueça os bolinhos prontos e biscoitos recheados que carregam quantidades enormes de gordura trans (o pior tipo de gordura, que causa aumento de colesterol), açúcar e sódio em sua composição. Substitua por bolos ou cookies integrais de cacau, aveia, linhaça, gergelim ou outro cereal, pois são ricos em fibras, vitaminas, cálcio, ferro, proteínas, nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Mas atenção, não pode conter conservantes! Mães, leiam o rótulo!

– Se optar por salgadinhos, dê preferência aos assados e sem conservantes. Mães, leiam o rótulo!

– Opte por iogurtes que não contenham conservantes. Mães, leiam o rótulo!

– A bananada é rica em fibras e nutrientes, como o ferro, potássio e proteínas e pode servir como uma boa opção de doce após o almoço ou lanche no lugar do chocolate que possui grandes quantidades de açúcar e gordura hidrogenada.

– Se optar pelo chocolate, prefira os ricos em cacau, acima de 50%, conhecidos por meio amargo, eles não são gordurosos como o chocolate ao leite e contém antioxidantes, vitaminas e minerais importantes para o corpo da criança. Atenção! Uma pequena barrinha por dia (25 gramas), tá bom né? Gabi adora e já consome os que contém acima de 50% de cacau, inclusive os com 85% :-))

– A leucina é aminoácido essencial para o crescimento das crianças. Encontramos ela na aveia, feijão e milho. Gabriel come banana amassada com aveia quase todos os dias, sem contar a casadinha arroz integral com feijão que faz parte do seu almoço diário.

– Pensando na praticidade na hora de preparar o lanche escolar dos filhos, algumas marcas desenvolveram alimentos mais naturais e funcionais destinados às crianças, só atenção na hora de escolhê-los! Mães, leiam o rótulo!

Dica da Família Funcional

Mães, sempre que forem comprar um produto embalado para seus filhos, mesmo que esteja escrito light, integral, desnatado ou diet leiam o rótulo! Se houver algum nome difícil de pronunciar, evite, com certeza são conservantes, corantes ou qualquer outro químico que não beneficiará em nada a saúde do seu filho.

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

2 Comentários

  1. Kelem Cristina Teixeira Demarchi disse:

    Ola! Tudo bem ? Adoro suas matérias e estou tentando introduzir a alimentação saudável para minha família, é muito difícil na correria do dia a dia , mas principalmente frutas não faltam em casa e na lancheira. Mas sinto mesmo dificuldade de montar o lanche dos meninos, mas os sucos ja opto por esses integrais e sem açúcar, tem varias opções hoje nos hipermercados. O pão é que preciso ainda tentar fazer algo em casa, atualmente mando as bisnagas integrais que eles gostam , e de sobremesa também costumo enviar as bananinhas sem açúcar , mas que são doces e eles gostam. Meus filhos também gostam da banana amassada com aveia ;), Beijos

    • Diane Leal Diane Leal disse:

      Olá Kelem, obrigada por acompanhar o blog 😉

      O ideal é partir sempre dos alimentos na sua forma mais pura. Por exemplo, os sucos de hipermercados, mesmo sem conter açúcar, podem conter conservantes, então o ideal é que você sempre dê uma olhadinha no rótulo de tudo o que for comprar para eles e para a família todo também. Ingredientes com nomes esquisitos, significa que aquele produto não é o ideal. O mesmo vale para as bisnaguinhas, elas contém tantos produtos químicos, que aconselho oferecer opções mais saudáveis em substituição a este carbo: banana da terra, inhame, mandioca, batata doce, pães sem aditivos e de preferência, sem gluten. Na parte de receitas do blog, tem muitas opções legais que dá para levarem para a escola, como os lanches funcionais do e-book que lancei a pouco tempo, é só baixar grátis, fica na parte Materiais no site. Tente reservar um tempinho no final de semana para preparar as opções e deixar guardada em vasilhas separadas, daí é só colocar na lancheira durante a semana 😉
      Que ótimo que gostam de banana amassada com aveia, esta realmente é uma excelente opção!

      Qualquer dúvida, estou por aqui.

      Um beijo,
      Di Leal.

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