DIFERENÇAS ENTRE BARRAS DE CEREAIS

As barras de cereais podem conter ingredientes saudáveis como castanhas, cereais integrais, frutas secas, etc. Porém, também contém açúcar, xarope de glicose, xarope de frutose, maltodextrina ou outros carboidratos, além de gordura vegetal.

Para você escolher uma barrinha saudável, ela deve conter boas quantidades de fibras (frutas secas ou desidratadas), carboidratos complexos (aveia, flocos de arroz integral, quinoa, amaranto e farelo de trigo) e gorduras saudáveis (óleo de coco ou linhaça).
Uma boa barra de cereais precisa ter pelo menos três gramas de fibras, e não conter açúcar.

Mas entenda as diferenças entre elas:
Orgânica:  Não possui aditivos químicos, como corantes e conservantes, e tem até menos sódio que as demais. Costuma ser adoçada com mel.

Diet: Não contém açúcar. Mas atenção, pois a ausência de açúcar não garante redução calórica, uma vez que os fabricantes tendem a adicionar mais gordura para conseguir a textura ideal”, leia o rótulo inteiro antes de escolher essa opção.

Light: Possui redução de pelo menos 25% em algum nutriente específico, como gorduras totais ou carboidratos.

Proteica: Contém mais proteína que as demais, mas isso também não quer dizer que ela seja saudável, pois pode conter carboidratos disfarçados, como xarope de glicose, açúcar invertido e maltodrextrina.

Energética: À base de carboidratos, é fonte de energia imediata para atletas e, portanto, deve ser ingerida antes do exercício. Pode conter ingredientes como açaí, guaraná, café.

A barrinha deve ser pobre em fibras para que essa energia seja alcançada rapidamente pelos músculos.

Mas devem estar pensando: Tá, mas cadê a receita? Rs
Fiquem de olho, que amanhã postarei uma barra de cereal MA-RA-VI-LHO-SA!

Um beijo,

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

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