DIFERENÇAS ENTRE OVOS DE GRANJA, CAIPIRAS E ORGÂNICOS

Seja cozido, frito, em forma de omelete, ou em bolos e pães, o ovo é um alimento muito utilizado nas preparações culinárias.
E existem tipos diferentes de ovos, como os de granja, os orgânicos e os caipiras, e entre eles, alguns são brancos e outros marrons.

Saiba a diferença entre eles a seguir:

Primeiramente vamos falar sobre a diferença entre ovos brancos e ovos marrons.
Nessa questão, a única diferença entre eles são as cores, pois os ovos marrons são de galinhas de pena marron e os ovos brancos são de galinhas de penas brancas, não há diferença nutricional.

Os ovos de granja
Esse tipo de ovo é produzido em escala industrial, onde as galinhas ficam confinadas em espaços bem pequenos, sem se mexer, apenas com o objetivo de botar ovos, elas comem apenas o que é oferecido a elas. São ovos enriquecidos e vitaminados através de ração. Em alguns casos é adicionado pigmentos (artificiais) na ração para que a gema fique mais alaranjada.

Ovos caipiras
São ovos de galinhas criadas fora de gaiolas, mas ainda com uma alimentação mais regrada, seguem uma alimentação totalmente vegetal e sem a pigmentação. Não é permitido que elas tomem remédios que estimulem maior produção de ovos.

Ovos orgânicos
Esses são de galinhas criadas de modo mais natural possível, ao ar livre, respeitando as necessidades e o instintos das galinhas, preservando o seu bem-estar.  Elas recebem uma alimentação 100% orgânica, (sem agrotóxicos e fertilizantes químicos), e por estarem soltas em seu habitat natural elas também se alimentam de minhocas e outros insetos.
Tem uma produção de ovos bem menor que os ovos de granja, mais um motivo para que eles sejam os ovos mais caros do mercado.
Mas vale a pena, não acham?

Em relação a sabor e nutrição, os ovos caipiras e orgânicos são muito mais saborosos que os de granja e também mais nutritivos, pois tem maior concentração de seus nutrientes, e sem contar que não recebem aditivos químicos, o que melhora a absorção dos nutrientes quando ingerimos.

Então, na minha opinião os melhores são os caipiras e orgânicos.
Mas, em todo caso, se na sua cidade você só encontrar os ovos de granja, não se desespere, eles também são uma ótima opção e ainda assim, muito nutritivos.
Não deixe de consumi-los.

Um beijo,

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *