Diferentes formas de utilizar o coco

O poder do coco não para!
Você consegue utilizá-lo de varias formas diferentes, e algumas deles você mesma pode preparar. Veja:

Coco branco (polpa)- Fiz uma postagem no meu instagram e facebook falando 10 benefícios que a polpa de coco trás para a nossa saúde. Vai lá dar uma olhadinha. =)

Água de coco- Hmmm, geladinha é irresistível não é? É o mais potente repositor energético do mundo, riquíssimo em nutrientes e vitaminas que repõem a hidratação depois de exercícios físicos.

Óleo de coco- Esse é o queridinho. Fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras.
No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é estável e não altera sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas.

Leite de coco- É uma alternativa livre de lactose para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal e super fácil de fazer.
Açúcar de coco- Não é processado, não é adulterado, não é filtrado e não contém conservantes. Ele é extraído do fluido das flores da palma de coco. Seu índice glicêmico é menor que o do mel, e muito menor que o do açúcar branco. Um super substituo de açúcar branco nas suas preparações.

Manteiga de coco- A manteiga é diferente do óleo de coco, a primeira contém a polpa do coco seco, rico em fibras e proteínas. Enquanto que o óleo é a a gordura extraída da polpa.

Farinha de coco- Rica em fibras, você pode utilizá-la como substituta de outras farinhas em receitas como pães e bolos.

Quer saber como preparar leite de coco, farinha de coco e água de coco em uma única preparação?
Veja abaixo:

O que vai:

1 coco seco
3 xícaras de de chá de água morna, cerca de 700 ml ou mais, caso queira mais diluido.

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 240ºC, retire toda a água de um coco seco, coloque ele em uma assadeira e leve para assar por 20 minutos ou até ficar bem rachado.
Espere ficar morno e dê leves marteladinhas para ajudar a quebrar o restante da casca que faltou. Separe a casca da polpa com o auxilio de uma faca sem ponta. Pique esta polpa em pedaços pequenos.
Em um liquidificador, coloque a polpa do coco, adicione a água quente e bata por 4 minutos.
Em seguida coe em uma jarra com o auxílio de um pano limpo.
Pronto, o que está na jarra é o leite de coco e o que ficou no pano é a farinha de coco.
Você pode tomar esse leite como substituto do leite de vaca ou então na preparação que desejar.
Ou então guarde na geladeira em uma vasilha de vidro esterelizada, por até 5 dias. O leite vai se dividir em duas partes, uma mais firme e gordurosa, que é a gordura do coco, e a outra mais aguada. A parte mais firme você pode usar substituindo o creme de leite.
Com a farinha de coco, para aumentar a durabilidade dela, espalhe toda a farinha em uma assadeira antiaderente e leve pra secar em forno pré-aquecido a 210ºC por cerca de 40 minutos, mexendo de dez em dez minutos. Ela estará bom quando não grudar nos dedos.

 

Depois que prepararem me contem como ficou! Um super beijo 😘

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

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