INVISTA EM ALIMENTOS COM ÔMEGA 3

Oh, gordura boa!
Você não acredita no tanto de benefício que o ômega 3 causa no seu organismo.
Leia esse texto completo e entenda melhor por eu AMO essa gordura essencial.

Ômega 3 é uma gordura  poliinsaturada essencial para a nossa saúde.
Os três tipos mais importantes são: ALA (ácido alfa-linolênico), DHA (ácido docosahexaenóico) e EPA (ácido eicosapentaenóico).
ALA é encontrado principalmente em plantas, enquanto DHA e EPA são principalmente encontrados em alimentos de origem animal e algas.

O nosso organismo não é capaz de produzir sozinho a quantidade de ômega 3 adequada, o que torna necessário o consumo através da alimentação (por isso é chamado de ácido graxo essencial), encontramos esse nutriente em alimentos como peixes de água fria (arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau, linguado), sementes de linhaça, chia e girassol, abacate, nozes, e gema de ovo caipira.

Esse poderoso ômega beneficia nosso organismo de diversas maneiras.
Como:

  • Ajuda na formação da retina ocular. O DHA, um tipo de ômega-3, é um importante componente estrutural do cérebro e da retina do olho.
    Fortalece o sistema imunológico
  • Alivia dores causadas por inflamação
  • Auxilia na memória e capacidade de foco. Ele age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro.
  • Um outro ponto onde é relacionado a melhora é a depressão.
  • Melhora a osteoporose por aumentar a absorção de cálcio
  • Melhora a saúde da pele
  • Atua na prevenção de doenças cardíacas
  • Reduz colesterol
  • Regula a pressão arterial
  • E ajuda a controlar os níveis de glicemia no sangueOutro ponto importante é a ingestão de ômega-3 durante a gravidez, ela tem sido associada a inúmeros benefícios para o bebê, como:
  • Aumento de atividades cerebrais sadias
  • Melhor comunicação e habilidades sociais
  • Menos problemas comportamentais
  • Prevenção de atraso no desenvolvimento
  • Prevenção de autismo

 

É melhor eu ingerir os alimentos com ômega 3 ou os suplementos?

É sempre necessário você pedir uma orientação individualizada sobre a dosagem com seu nutricionista, pois cada um tem uma necessidade. Pessoas com problemas de coagulação ou que tem prótese cardíaca por exemplo, merece uma atenção especial em questão da quantidade.

Quanto a gestantes, a suplementação pode ser feita, desde que com as doses corretas, pois o excesso do ômega 3 pode causar problemas no feto.
Mas mesmo que você faça o uso do ômega 3 em cápsulas, não deixe de ingerir os alimentos citados acima. Além do ômega, eles tem muitos outros nutrientes importantes para o organismo.
Aposte na alimentação saudável sempre, que não terá erro.

Quando for em busca de um suplemente de ômega 3 certifique-se de que ele é livre de chumbo ou outros metais pesados.

Um beijo,

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

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