Maca Andina ou Peruana – Afrodisíaco Rico em Nutrientes

Estudos feitos pela Universidade Peruana Cayetano Heredia mostraram uma maior produção de sêmens nos homens, além de aumentar a energia, libido, vigor, desejo sexual e reduzir os níveis de estresse e ansiedade também nas mulheres, ao consumirem maca peruana. Tal efeito pode estar relacionado à ação do alimento sobre o hipotálamo e as glândulas supra renais, gerando tais efeitos estimulantes.

A maca peruana é um tubérculo (raiz) conhecido como um dos principais `superfoods´ dos Andes e também um dos meus queridinhos, não apenas por ser um alimento nutritivo como todos os alimentos funcionais, é que além dela ser fonte de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, fibras, ela tem ajudado bastante no aumento da minha libido :-))
​É necessário incluir uma variedade de alimentos para que o nosso organismo receba todos os nutrientes para o seu perfeito funcionamento, mas por outro lado fica difícil saber qual dos alimentos está realmente fazendo determinado efeito. Por isso, ao longo do processo de inclusão dos alimentos funcionais na minha família durante 12 meses antes do lançamento deste projeto, fiz várias experiências em tirar um ou outro alimento para tentar ter a percepção melhor de qual poderia estar trazendo determinado benefício e a maca peruana foi um deles. Fiquei um mês sem consumí-la e pude perceber que a libido perdeu força, sendo que estímulos físico e mental como aumento de energia e diminuição da ansiedade, respectivamente, permaneceram, provavelmente proveniente dos demais alimentos que permaneceram na minha alimentação.

Lembrando que os relatos aqui são experiências minha e da minha família, no caso da maca por enquanto só quem faz uso sou eu em forma de pó (1 colher de chá) junto a sucos, shakes, frutas ou até mesmo pura no máximo duas vezes ao dia porque pratico atividade física ;-), se eu fosse sedentária, a porção seria menor.

Dica da Família Funcional

Consumir sob orientação do médico ou nutricionista pois pode provocar efeitos colaterais.

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *