Nutrição Funcional x Atividade Física

A atividade física é muito importante para a saúde, pois promove inúmeros benefícios, como perda de peso, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicérides (gorduras), melhora do sistema imunológico, mantém os ossos mais fortes diminuindo o risco de osteoporose e de quedas e gera um aumento geral na sensação de bem-estar.

Mas por outro lado, durante o esforço respiramos mais, e com isso liberamos mais radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de doenças. Lógico que o nosso corpo tem um sistema de defesa preparado para combater esses “inimigos´´, mas eles precisam estar em níveis considerados normais.

Não é o que acontece nos dias atuais, onde além da atividade física, muitas vezes feita em excesso, soma-se uma má alimentação, stress, álcool, tabagismo, poluição, radiação, entre outros fatores, que levam nosso organismo a precisar do outro lado da balança para se equilibrar.

A alimentação funcional é fundamental para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo, graças à ação dos antioxidantes, que ajudam a combater e neutralizar os temidos radicais livres. Os antioxidantes são componentes bioativos (vitaminas, minerais, fibras, polifenóis, ácidos graxos) que conferem funcionalidade aos alimentos funcionais e estão presentes em verduras, frutas, legumes, cereais integrais, ovo, carnes magras, peixes, gorduras do bem.

Os alimentos funcionais são ricos também em fibras, que entre vários benefícios, ajudam no bom funcionamento do intestino, condição importante para o ganho muscular.

Quem pratica atividade física regularmente possui demandas nutricionais específicas a serem atendidas; os que praticam de forma leve beneficiam-se apenas da alimentação funcional, mas os que praticam de forma moderada a intensa, além dessa alimentação, devem fazer uso de suplementos contendo antioxidantes para minimizar os efeitos do estresse oxidativo (radicais livres) provocados pelo exercício físico intenso.

No caso da nossa família, meu esposo faz musculação 6 dias por semana, joga tênis e faz ciclismo (ambos por hobby) 4 dias por semana e eu faço musculação e HIIT de 4 a 5 vezes por semana, então tomamos cápsulas de ômega 3, vitaminas e minerais diariamente. Percebemos melhoras significativas na performance, saúde intestinal, imunidade, redução de gordura e aumento de massa magra com a combinação dos alimentos funcionais mais a suplementação. Gabriel apesar de jogar tênis 2 vezes por semana ainda não faz uso de nenhum suplemento, ele mantém apenas a alimentação saudável e funcional.

Em breve farei um post sobre suplementação!

Dica da Família Funcional

Se estiver desanimado para praticar alguma atividade física ou se estiver praticando e tiver sintomas como fadiga, dores musculares e baixo rendimento, procure na sua cidade um nutricionista funcional e esportivo ou médico nutrólogo esportivo para adequar o seu cardápio e indicar uso de suplementos nutricionais, caso seja necessário. Depois vem aqui e conta para gente o resultado. 😉

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

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