Os benefícios do orégano, uma erva super funcional

Pense em uma erva que temos em estoque na despensa de casa!

O orégano é considerado uma erva aromática e uma das especiarias com maiores atividades antioxidantes. Digamos que ele seja vice-campeão, vou deixar o medalha de ouro para outro post. Vamos ao orégano..

Ele é rico em vitaminas, minerais e em compostos fenólicos (flavonoides: luteína e zeaxantina, por exemplo).

Como alguns dos benefícios do orégano posso destacar a presença de antioxidantes que ajudam a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres, retardam a deterioração celular, combatem o processo de envelhecimento, estimulam a produção das enzimas digestivas melhorando o processo digestivo, tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico e auxilia no processo de eliminação de toxinas do corpo.

E não para por aí não!

O orégano possui duas substâncias ativas, o Carvacrol, que possui propriedade de inibir o crescimento do fungo cândida, responsável pela candidíase em mulheres e o Timol, que faz sua capacidade antioxidante ser 12 vezes maior do que a laranja e 4 vezes maior do que o mirtilo.

Fala sério, você pensa em viver sem essa erva super funcional no seu estoque?

Faz como a gente, vai..

Dica da Família Funcional: Aqui em casa utilizamos ele na forma seca e salpicamos em vários alimentos e preparações, principalmente no ovo mexido no café da manhã de todo dia ;-))

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *