Por que fazer treinamento funcional? Veja 7 exercícios para começar em casa

Quantas vezes nesta semana você já se exercitou? Se a resposta é NENHUMA, eu acredito que posso te ajudar com um tipo de exercício bem prático.

Hoje quero falar sobre famoso treinos funcionais e seus benefícios para a saúde. O treinamento funcional pode ser uma excelente opção para quem não gosta ou já se cansou do ambiente da academia.

Este tipo de exercício costuma ser muito mais dinâmico do que os treinos convencionais, e imita os movimentos naturais do dia a dia.

Os exercícios de um treinamento funcional são baseados em movimentos como correr, agachar, pular, esticar, e outros movimentos que se baseiam no esforço natural e podem ter o peso do corpo como aliados.

E o que você pode ganhar com eles? Estes são apenas alguns dos principais benefícios para a sua saúde:

  1. Emagrecimento
  2. Aumento da força muscular
  3. Ganho de flexibilidade
  4. Ganho de coordenação e equilíbrio
  5. Ganho de condicionamento cardiorrespiratório
  6. Melhoria da postura geral e durante os exercícios
  7. Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral).

Ah, tem mais! Como existem diversas possibilidades de exercícios, os treinamentos funcionais são altamente motivadores.

A outra boa notícia é que é possível se exercitar até de dentro de casa. Para dar um direcionamento para você eu listei 7 exercícios funcionais de mais fácil execução para você se mexer de onde estiver.

1 – Polichinelo

Exercício de aquecimento, comum em treinamento físico (como o militar). O polichinelo é usado para alongar e aquecer os músculos dos membros, braços e pernas.

2 – Corrida

Corrida no local ou uma corrida por alguns minutos são usadas para aquecer o corpo ou mesmo aliada à exercícios com o objetivo de queima calórica e condicionamento físico.

3 – Flexão de Braço

Exercício que ativa além do peitoral, ombros, tríceps, abdômen, músculos dorsais e glúteos.

4 – Agachamento

É um dos melhores exercícios funcionais. Com ele construímos músculos e ganhamos mobilidade e equilíbrio.

5 – Prancha

Este é outro exercício recheado de ganhos como: músculos mais fortes, maior flexibilidade, maior equilíbrio, fortalecimento da região lombar, entre outros.

6 – Pular corda

Proporciona uma grande queima calórica, aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, fortalece coxas, panturrilhas, abdômen, braços e melhora o seu ritmo, coordenação e equilíbrio.

7 – Abdominal

Existem diversos tipos de abdominais, mas o fato é que este exercício não pode faltar em um bom treino funcional. Como o dinamismo aqui é grande, é possível fazer diferentes tipos de abdominais, intercalando-os no treino.

Quem sabe estes não são os exercícios que você precisa para a sua rotina? O treinamento funcional é bom para o corpo, a mente e a saúde. Só não esqueça de procurar um profissional para te ajudar a começar a se exercitar. 😉

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *