Probióticos e Prebióticos, você sabe o que são?

 

Provavelmente você já ouviu falar nesses nomes, mas talvez você não saiba o que cada um significa e qual a importância deles pra sua saúde, e mais, será que você consome esses alimentos e nem sabe? Rs
Nesse post (post completo no meu blog) explico pra vocês os benefícios que esses alimentos podem trazer para a sua saúde.

Mas então, o que são prebióticos e probióticos?
A palavra “probiótico” é derivada das palavras latinas “pro”, que significa promover, e “biótico”, que significa vida, então os probióticos promovem vida! Interessante isso não é? Mas como?
Bom, os probióticos são bactérias benéficas e estão presentes desde o seu nascimento dentro do seu intestino. Elas são responsáveis pela absorção de nutrientes e pelo bom desempenho do seu sistema imunológico. Evitam que os microrganismos patogênicos prejudiciais, cresçam e se desenvolvam.

Os prebióticos são um tipo de fibras que não digerimos, mas que servem como substrato para os probióticos.
Encontramos os prebióticos em frutoologosacarídeos (FOS) e na inulina. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é contrada no alho, cebola, aspargos e alcachofra. No geral, são alimentos comuns que provavelmente você consome diariamente.

Eles em conjunto, tem um papel fundamental para a sua saúde, veja alguns de seus benefícios:

– Regulam o trânsito intestinal
– Combatem a candidíase, hemorroidas e infecção urinária
– Melhoram a digestão e azia
– Aumentam a absorção de nutrientes
– Melhoram condições inflamatórias intestinais
– Ajudam a combater a intoxicação alimentar
– Reduzem gripe e resfriados
– Combatem as bactérias resistentes aos antibióticos
– Combatem doenças intestinais, como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e inflamação intestinal
– Melhoram doenças hepáticas
– Melhoram a função digestiva
– Reduzem o colesterol
– Consequentemente, favorecem o emagrecimento.

Saiba quais alimentos você deve consumir para ter todos esses benefícios.
KEFIR: Parecido com o iogurte porque é fermentado com levedura e bactérias, mas o kefir tem um gosto mais ácido e contém muito mais probióticos.
KOMBUCHA: Este chá fermentado com um gosto ácido é rico em bactérias benéficas.
CHUCRUTE: Folha de repolho fermentada. Coma sem medo.
MISSÔ: Sopa japonesa a partir da soja fermentada também é uma ótima opção.
CHOCOLATE AMARGO: Com mais de 70% de cacau são ricos em pré e próbióticos e ajuda a manter a saúde intestinal, evitando o intestino preso e aumentando os agentes anti-inflamatórios.
AZEITONAS VERDES: Elas passam por uma fermentação natural quando são deixadas na água salgada.

E claro, é necessário também evitar os alimentos que brigam com os brobióticos, que são eles:
Antibióticos> é importante que você use somente com prescrição médica e durante o tempo indicado
Açúcar
Água da torneira, sem tratamento adequado é comum ter bactérias prejudiciais.
Industrializados no geral
Estresse emocional
Químicos e medicamentos
Se você não consome esses alimentos acima, comece a introduzir esses alimentos na sua alimentação e veja como a sua saúde melhorará.

Um beijo. 😘

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

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