Receitas saudáveis com amendoim

Hmmm, preparei algumas receitinhas com o queridinho amendoim pra vocês, mas antes vamos falar dos seus benefícios né?
Bom, para começar, queria esclarecer que apesar dele parecer uma oleaginosa como as castanhas, ele é parente do feijão, sendo então uma leguminosa.
Ele tem um alto valor energético e nutricional, pois é muito rico em nutrientes como, ácido graxo monoinsaturado, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, selêncio, vitamina E e B.
Além de todos esses nutrientes ele tem algumas vantagens que vou explicar a seguir:

Protege o sistema nervoso
O consumo regular de alimentos ricos em niacina, que é o caso do amendoim atua como um protetor contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade.

É rico em antioxidantes
Ele contém polifenóis e vitamina E que combatem os radicais livres.

Ajuda na construção muscular
O amendoim contém uma boa quantidade de proteínas, especialmente considerando o fato de ser um alimento de origem vegetal. As proteínas são formadas por aminoácidos que por sua vez são essenciais para a construção muscular.

Na hora de consumir, prefira sempre comprar cru e torrar em casa, aquela casquinha vermelha que o cobre é super nutritiva, então não a desperdice.
IMPORTANTE: Se optar pelo industrializado, procure marcas com o selo da Fundação Pró-Amendoim, que fiscaliza todas as etapas de produção, atestando a sua boa procedência. Mas evite ao máximo os amendoins com casquinhas coloridas, pois são ricos em sódio e corantes artificiais.
Apesar de muitos benefícios, é comum ter alergia a ele. Se você for alérgico consuma em pequenas quantidades que não sejam prejudiciais.

Quer algumas receitinhas saudáveis com amendoins? Anota aí, faça e depois me conte como ficou, rs.

Paçoca funcional
O que vai:
250g de amendoim torrado sem casca e sem sal
100g de farelo de aveia
2 colheres de sopa de manteiga ghee
4 colheres de sopa de açúcar demerara
1 pitada de sal

Como fazer:
Torre o amendoim até que ele fique bem quente, mas sem queimar. Com ele ainda quente, coloque na tigela do mixer com a manteiga e triture bem, até ele formar uma pasta cremosa, em seguida coloque o açucar mascavo e continue batendo, por último misture a aveia e o sal, bata mais um pouco e retire da tijela.
Faça bolinhas ou o formato que desejar com essa mistura.

Pasta de amendoim com cacau
O que vai:
2 xícaras de chá de amendoim torrado com casca
1 colher de sopa de cacau puro em pó
1 colher de sopa de açúcar de coco
5 colheres de óleo de coco
5 gotas de essência de baunilha
Nibs de cacau
Como fazer:
Processe o amendoim no mixer com o óleo de coco até obter uma consistência de uma pasta cremosa. Acrescente o cacau em pó, o açúcar e a essência de baunilha e processe por mais 2 minutos. Quando estiver pronta adicione os nibs de cacau para ficar com alguns pedacinhos crocantes.

Essa receita é a mais fácil.
Cookies de amendoim
O que vai:
1 xícara de chá de farinha de amendoim em farinha
1 clara
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de nibs de cacau
Como fazer:
Misture todos os ingredientes em uma tijela e faça pequenas bolinhas, amasse delicadamente, dando forma aos cookies. Coloque por cima os nibs de cacau. Leve para assar no forno médio por 15 minutos.

Bom apetite!
Um beijo,

Um beijo,

Diane Leal
Diane Leal
Nutricionista há 18 anos, apaixonada por alimentação saudável e funcional, e há 3 anos, mudou completamente a rotina alimentar (e a vida) da família. CRN/SP 12162

2 Comentários

  1. Tatiane disse:

    Adorei as receitas.. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *